Como aprender inglês com música em 5 passos

Como aprender inglês com música em 5 passos

Escrito por Marcella Magda
em 07 de janeiro de 2019

Você decide aprender inglês. Faz sua matrícula em um curso, compra livros de gramática, se inscreve em canais do YouTube, coloca blogs interessantes nos favoritos e faz download de aplicativos. Mas quando vai ouvir músicas, não entende nem as palavras que você já estudou.

Não se preocupe.

Primeiro porque aprender é um processo, e é aos poucos que vamos percebendo nossa evolução.

Quando comecei a aprender inglês, há 17 anos atrás, o acesso a informação era mais limitado, porém já era possível achar letras e traduções na internet.

Lembro que eu pegava as letras impressas que davam para fazermos as atividades no curso de inglês que eu fazia na época e ficava traduzindo, primeiro do meu jeito e depois corrigia com a letra da internet.

Mantive esse hábito conforme fui evoluindo no aprendizado da língua, e aumentando a quantidade de músicas aos poucos, eu pegava principalmente as músicas que estavam tocando nas rádios pois como elas repetiam bastante, consequentemente eu estava sempre treinando sem perceber.

O resultado desse hábito foi muito bom para mim, pois até hoje quando ouço aquelas músicas lembro de todos aqueles vocabulários e expressões que aprendi com elas, sem contar que os utilizo em minhas conversações.

Também tenho muitos amigos e alunos que quando iniciavam as aulas comigo já traziam uma bagagem enorme sem saber por conta da intensidade do contato que tinham com música.

É por todos esses fatores que decidi iniciar esse blog com esse tópico, para ajudá-los a tirar bons frutos desse tipo de atividade que ao mesmo tempo é divertida e prazerosa.

Passo #1 - Monte uma lista com 7 músicas

Para tirar o máximo de proveito dessa atividade é importante escolher algumas músicas para focar e estudar no detalhe.

Na hora de montar sua lista avalie os itens a seguir:

  • O nível de dificuldade. Principalmente para os alunos que estão iniciando o aprendizado da língua inglesa, é importante escolher bem o nível de dificuldade da música que irá colocar em sua lista para não se frustrar. Escolha músicas que te desafiem mas que não sejam difíceis demais.
  • A velocidade da música. Músicas muito rápidas geram um desafio desnecessário para os estudos.
  • Escolha cantores com boa dicção. Tem pessoas que já falam enrolado naturalmente, escolha cantores “que falam aberto, para fora”.
  • Escolha músicas que ouve com frequência. Dessa forma estará sempre treinando.

Passo #2 - Copie a letra dessas músicas em inglês

A intenção desse passo é que você preste atenção na escrita das palavras em inglês e comece a se acostumar com a estrutura das frases também. Para que o objetivo seja atendido copie bem atento e revise sua cópia.

Passo #3 - Traduza as palavras que forem novas para você

Esse passo é o que irá te ajudar a obter vocabulário:

  • Leia a letra da música e vá circulando as palavras que você nunca viu;
  • Busque a tradução dessas palavras;
  • Vá montando uma lista de vocabulários em um caderno ou aplicativo, colocando uma frase com o vocabulário na frente;
  • Se tiver um pouco mais de tempo para dedicar a esse estudo, tente montar a tradução da música inteira e confrontar com a tradução de um site. 

Passo #4 - Ouça a música 5 vezes acompanhando a letra

Esse é o passo em que treinaremos o listening:

  • Procure a música que está estudando no YouTube;
  • Diminua o ritmo dela nas configurações;
  • Ouça a música acompanhando a letra;
  • aumentando a velocidade conforme for ficando fácil até chegar na velocidade normal da música;
  • Ouça pelo menos 5 vezes com a letra;
  • Tente cantar junto nas 2 últimas vezes.

Passo #5 - Ouça mais 2 vezes sem a letra

Nesse ponto o esperado é que você já esteja conseguindo entender e acompanhar a música inteira. Então agora é a hora de se colocar a prova. Ouça a música sem a letra e veja se consegue entendê-la. Na sequência ouça novamente  e tente cantar junto. Se ainda não conseguir entender tudo somente ouvindo volte para o passo anterior e pratique mais.

Dica Extra

Para tornar o estudo ainda mais prazeroso, complemente a atividade procurando as músicas estudadas no site www.lyricstraining.com e jogue no “choice mode”, é um site muito interativo e que com certeza trará muita diversão para o seu aprendizado.

Para finalizar...

Monte uma playlist com as sete músicas escolhidas e vá ouvindo diariamente. Quando uma música já estiver muito fácil para você ou bem compreendida, troque ela por uma música nova e reinicie o processo. Não esqueça de compartilhar aqui como foi sua evolução com nossas dicas, e se tiver dúvidas também, podem mandar!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu